Vaqueiro na Mídia

Vaqueiro na Mídia

VAQUEIROS EM DESTAQUE




A ARTE E O OFÍCIO DE SER VAQUEIRO

Entrevista como o vaqueiro e artesão Gilderlan Lourenço dos Santos de Pombal – PB.




O nosso site através do quadro de reportagens de biografias de personalidades de destaques do mundo das vaquejadas e de outros esportes que divulgamos em nosso Blog Site vem a cada matéria neste sentido buscar algo interessante para os nossos leitores.
Desta vez estamos realizando a biografia de vida do artesão e vaqueiro Gilderlan Lourenço, nascido no dia 05 de junho de 1980, natural da cidade de Pombal, estado da Paraíba e residente nesta mesma cidade. O nosso entrevistado é casado com Tatiely Kaisa da Silva Sousa, tem o ensino fundamental completo e é filho de Geraldo Francisco dos Santos e Maria Lucia Lourenço, sendo o pai servidor público e sua mãe doméstica.

Gilderlan Lourenço dos Santos é um amante das vaquejadas desde criança, e muito cedo despertou a sua paixão por este esporte, onde há muitos anos desenvolve a arte de criar estruturas de parques de vaquejadas em miniaturas e também adaptação de caminhões de brinquedos em réplicas semelhantes aos caminhões originais de equipes de vaquejada.
Por toda beleza e perfeição de seu trabalho a nossa equipe do Blog Site Vaqueiro na Mídia achou bastante interessante o trabalho deste vaqueiro artista cheio de sonhos e de preservação ao nosso esporte resolvemos mostrar ao mundo e a todos que são fãs das vaquejadas a arte do vaqueiro e artesão Gilderlan.
Conheça um pouco do nosso entrevistado através desta entrevista com diversas perguntas feitas pelo nosso site e respondida pelo vaqueiro Gilderlan.

1- Quando e como começou a desenvolver sua expressão cultural? (Descreva a história do responsável pelo ofício/modo de fazer, sua origem, formação, influências que recebeu para desenvolver as atividades, etc.
Fui despertado para esta arte aos 09 (nove) anos de idade, onde eu tinha muita curiosidade pela vaquejada, meu pai já era envolvido com este esporte. A maior influência que recebi para iniciar os parques em miniaturas foi através de revistas, fotografias de parques e principalmente a uma visita que fiz ao Parque Cawboy da cidade de João Pessoa - PB. Através destas influências iniciei minha arte em miniatura, onde hoje o mini parque que construí já tem mais de 22 (vinte e dois) anos e venho com o passar dos anos adaptando-o e fazendo melhorias no projeto.

2- Onde desenvolve sua expressão cultural? Quantas pessoas aproximadamente participam deste(s) grupo(s) ou compõe a(s) comunidade(s) onde você desenvolve sua expressão cultural?
Desenvolvo minha arte no meu próprio sítio e também quando há convites realizo meu trabalho em outras localidades e as miniaturas de carros de equipe faço aqui mesmo em meu sítio e na cidade de Patos – PB onde comercializo para várias cidades. Na minha arte faço tudo na parte de criação sozinho, pois sempre que estou com um projeto necessito de muita concentração e inspiração.

3 – Descreva o ofício/ modo de fazer da manifestação? (Indicar as etapas, as matérias primas, ferramentas de trabalho, os cantos, as danças, instrumentos, etc.)
O primeiro passo é reconhecer um local apropriado que seja plano, vistoso e de bom acesso para iniciar o projeto do mini parque. Em seguida procurar o material em serrarias e madeireiras, como pequenos pedaços de madeirinhas de boa qualidade de preferência cedro, uso também arames, cimento e ferramentas de diversos tipos como: martelo, alicate, maquita, serra, furadeira, escolpe, lixadeira, lixa, tintas, zinco, etc.


4 – Quais são as principais atividades culturais praticadas por você? Em qual período do ano e onde ocorrem?
A minha principal atividade cultural como vocês estão sabendo é a arte de criar mini parques de vaquejadas e também de criar réplicas de caminhões de vaquejada. O período que desenvolvo mais a minha arte são nos meses de junho e dezembro, onde abro as porteiras do meu sítio para amigos e pessoas que admiram minha arte fazer visitação ao meu trabalho cultural. Estas datas escolhidas por mim tem um principal motivo, são meses que acontecem as vaquejadas reais de alguns parques que gosto muito pela estrutura, dentre eles a Cidade dos Vaqueiros em Parnamirim – RN e a Vaquejada do Parque José Elvídio de Alencar em Antonina do Norte –CE.

5 – Quais foram os seus mestres ou com quem você aprendeu as expressões culturais que pratica?
Eu aprendi por conta própria e fui desenvolvendo minha arte.


6 – Quando foi que você foi reconhecido pelo artista e a arte que desempenha hoje?
Na verdade há muito tempo como falei que venho desenvolvendo minha arte mais a 07(sete) anos vários amigos vaqueiros começaram a admirar minha arte, onde iniciamos a divulgar através da utilização das redes sociais existentes. E de lá pra cá muitos amigos conheceram meu trabalho, dentre eles o meu amigo Naldo Pinheiro.

7 – Os espaços (sede, barracão etc) e os recursos disponíveis são suficientes para a manutenção das atividades onde você atua?
Os espaços que utilizo são suficientes e de boa estrutura para realização do meu trabalho, pois é em local amplo e bem agradável.

8 – Você tem algum apoio ou incentivo para desenvolver seus trabalhos? Se tem, cite quais?
Financeiramente os recursos para desenvolver minha arte são através de recursos próprios e não tenho nenhum apoio e nem patrocínio.

9 – Você desenvolve alguma atividade de trabalho profissional, fale – nos um pouco sobre o seu trabalho.  ( na lavoura, na industria, no comercio, vaqueiro, ou outra ?)
Trabalho na área de vigilância privada com escolta armada através de uma empresa de segurança terceirizada e também trabalho na agricultura em meu sítio.


10 – Quais os principais problemas enfrentados por você para manter sua atividade artística ( saúde, emprego, renda, moradia, desinteresse das pessoas ou outros ) como você os tem enfrentado?
Os problemas sempre aparecem, mas com muita fé vou entregando tudo a Deus Pai e os problemas vão se resolvendo.



11 – Como o amigo tem repassado o seu conhecimento/expressão para outras pessoas?
Tenho repassado minha arte para o meu filho que tem 12(doze) anos que sempre vai no sítio onde tem meus projetos de mini parques e de caminhões de vaquejadas.


SOBRE AS VAQUEJADAS FIZEMOS AS SEGUINTES PERGUNTAS PARA ESSE ARTÍSTA AMANTE DESTE ESPORTE:

  • Na sua opinião qual melhor parque de vaquejadas? Você já foi neste parque pessoalmente?
Parque e Haras Cowboy que conheci há tempos atrás e nos dias de hoje está desativado e na ativa na minha opinião é o Parque Ivandro Cunha Lima na cidade de Campina Grande PB.

  • Na sua opinião qual é a melhor equipe que você conhece em estrutura e muito mais?
Na minha opinião é a Equipe Fundações LTDA do Dr. Roberto Cardoso de Fortaleza.

  • Qual o melhor cavalo na sua opinião que você conhece?
Pra mim o melhor cavalo é Petem Brayam de propriedade de Wetinho da Equipe Chibatas Cavaleiro de Natal Rio Grande do Norte.

Perguntas diretas ao nosso vaqueiro:

1 – Quando iniciou a profissão e como correu (particular ou pra alguém )?
Iniciei correndo vaquejadas por conta própria no ano de 2002 tanto como na função de esteira como também na  de puxador.

2 – Quem influenciou você a descobrir essa sua vocação de vaqueiro?
Quem me deu força e me incentivou foi o tratador de cavalos de nome Luis de Peba da cidade de Pombal – PB.

3 – Quem é a sua inspiração?
O vaqueiro Nego edson que corre para o Dr. Roberto Cardoso de Fortaleza - Ce

4 – Você recorda alguma viagem ou situação marcante ao longo dessa jornada?
Recordo a viagem marcante para o Parque Ivandro Cunha Lima da cidade de Campina Grande - PB

5 – Quais foram os prêmios conquistados?
Um dos prêmios mais marcantes foi o que conquistei no Parque João Cazé da cidade de Sousa – PB e outros prêmios.  

6- Hoje você corre em qual cavalo? ( raça)  Tem apoios?
O cavalo de nome Calendário da raça Quarto de Milha e corre de esquerda. Hoje para que eu possa correr nas vaquejadas vou por conta própria e sem apoio e representação.

7 - Como você se sente como vaqueiro e como artesão na arte de criar mini parques e caminhões de vaquejada?
Eu me sinto muito agradecido a Deus pelos meus dons que o senhor me dar todos os dias.



































click no vídeo e assista o slide.


______________________________________________________________


ESCOLA MARIA CÉLIA FERREIRA NO DISTRITO DE AMARO REALIZA O IV PROJETO PATATIVA: REDESCOBRINDO NOSSOS VALORES, EM QUE UM DOS TEMAS ABORDADOS FOI O VAQUEIRO.

Durante os dias 10 e 11 de março de 2016 a Escola Maria Célia Ferreira no distrito de Amaro, Assaré-Ce, através dos alunos do fundamental I e II realizou o projeto Patativa: redescobrindo nossos valores, com o objetivo de manter viva a memória do nosso poeta maior Patativa do Assaré. Nesse ano o projeto veio com mais uma novidade, falar da nossa terra e da nossa gente trouxe nas suas apresentações seminários e poesias que retratassem a origem do Amaro, história das ruas, benzedeiras e benzeduras, artesanato, objetos antigos e o mais autêntico homem do sertão o vaqueiro.
E é sobre esse grande homem que iremos falar agora, que durante muito tempo tem dedicado boa parte de sua vida a lida no campo e aos cuidados com o gado. E como bem disse Euclides da cunha “O sertanejo é, ante de tudo, um forte”, isso mostra a força e a resistência do vaqueiro que leva sol e chuva, exercendo com maestria esse seu belo ofício de homem sertanejo.
O seminário contou com uma bela ornamentação, trazendo vestimentas e acessórios que fazem parte da vida do vaqueiro, como também relembrou um pouco da história dos vaqueiros da comunidade já falecidos e alguns ainda vivos, dentre eles: Domingo Geminiano Pereira, Alfredo de Brito Silva, Celso Ferreira da Silva, José de Brito, Fracisco Militão Ferreira (Panema), Mimin e Antoniel Arlindo da Silva, mais conhecido como Daniel.
É sobre vaqueiro Daniel que vamos contar um pouco da sua história. Filho do vaqueiro Domingo Geminiano Pereira e Maria Isaura da Silva. Reside atualmente no sítio Martins propriedade que pertence a seu patrão o fazendeiro e criador o Sr. Antonio Ferreira de Souza para o qual trabalha a quase 20 anos. Casado com Maria Socorro Pereira da Silva do qual teve 8 filhos, 4 homens e 4 mulheres.
O vaqueiro Daniel relata que desde criança ajudava seu pai na lida do gado e assim foi crescendo dentro desse universo rural e aprendendo sobre este ofício que é muito árduo (sol, estrada, mato, bravura), pois como ele cita “o vaqueiro de hoje é diferente, considera-se aquele que leva o gado para a roça, das de beber, traz para o curral e tira o leite – mas é uma grande responsabilidade dessa profissão, pois requer muito conhecimento, este adquirido através da vivência, experiência e gosto pelos cuidados dos animais – Tem que estar atento as mudanças do tempo, as necessidades dos animais, as enfermidades para medicá-los (vacinar), o tempo de procriação cuidar das cercas para não haver fugas, no período de inverno enfrentar rios transbordando para o desleitamento...”.
Porém tudo isso faz parte da sua vida naturalmente. Ainda sente-se disposto a participar das atuais festas de gado como as pegas-de-boi e vaquejadas, e que é de grande satisfação o momento em que se escuta a voz do locutor: “valeu o boi”. É incalculável a alegria que se sente.
É nesse contexto que o site Vaqueiro na Mídia parabeniza a escola Maria Célia Ferreira e todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem, pelo belíssimo trabalho, por trabalhar a cultura popular através do grande poeta Patativa, por trabalhar no aluno o seu legado, por não deixar a sua memória acabar e por trazer também a cultura local que foi de grande importância para mostrar as riquezas culturais que a comunidade de Amaro tem, bem como a cultura do Vaqueiro.






























Agradecemos a colaboração da Escola Maria Célia Ferreira com todos os seus Coordenadores, Professores, Funcionários e Alunos.

_____________________________________________________________



O nosso quadro de reportagens Vaqueiros em Destaque apresenta a biografia do vaqueiro Agleisando Barros de Assaré - CE.

O vaqueiro Agleisandro Barros está nesta categoria abaixo citada:




CATEGORIA:


AMADOR

PROFISSIONAL

Para a nação vaqueirama que acompanha o nosso trabalho através do nosso Blog Site Vaqueiro na Mídia e em especial os internautas que  sempre vem atualizando seus conhecimentos sobre os vaqueiros da nossa região por meio do quadro "Vaqueiros em Destaque" estamos divulgando a biografia de mais um grande vaqueiro filho de Assaré mas também atuou também na cidade de Aiuaba. 


Estamos falando de Francisco Agleisandro Alves Freire, conhecido popularmente como " Agleisandro Barros" nascido em 12/ 10/ 1981 filho natural de Assaré sendo seus pais o senhor Raimundo Barros e sua mãe a senhora Maria Socorro. O nosso entrevistado é solteiro , pai de 02 (dois) filhos Ana Flávia e o  Carlos Rafael. Agleisandro estudou até a 3ª série. Desde menino começou a tomar gosto pela vida no campo sempre ajudando o seu pai nos sítios e fazendas que o mesmo possuía, na infância já na vida no campo também iniciou muito cedo a correr vaquejada quando aos seus 14 (quatorze) anos mais especificamente no ano de 1995 (mil novecentos e noventa e cinco) começou a atuar em bolões e vaquejadas correndo financeiramente  por conta própria. 

Perguntamos a Agleisandro quem o influenciou na descoberta da vocação de vaqueiro e o mesmo nos respondeu que quem mais o influenciou foi seu grande amigo e colega Lauro Carneiro que sempre chamava para ir junto com ele as festas de vaquejadas na região. Ainda sobre o início de sua carreira perguntamos também quem ele tinha como inspiração o mesmo respondeu que era o vaqueiro Gildo Sampaio da vizinha cidade de Antonio do Norte - CE. 


Agleisandro como mencionamos anteriormente sempre participou de muitas festas de gados e perguntado  se ele recordava de alguma viagem ou situação marcante ao longo da sua carreira e o mesmo contou que passou por grande aflição em uma viagem que vinha da cidade de Aiuaba com destino a cidade de Assaré quando sem ao menos esperar o reboque que transportava os cavalos começou a pegar fogo com os animais dentro e rapidamente conseguiram retira-los do reboque e os socorreram as pressas e fogo foi controlado e graças a Deus nada de mais grave aconteceu. Dentre todas essas participações em centenas de vaquejadas e bolões que o nosso entrevistado participou o mesmo consegui colecionar para sua galeria muitos prêmios importantes. Alguns estarão destacados neste quadro abaixo: 

Colocação
Parque

Cidade
Estado
Parque Vicente Gonçalves Liberalino (Ano 2007)

Assaré
CE
Parque Vicente Pinheiro Torres (Ano 2007 )

Genezaré - Assaré
CE
Parque José Candido Araújo


Mombaça
CE
Parque Vicente Gonçalves Liberalino

Assaré
CE
Parque Santo Onofre

Saboeiro
CE

Parque Aderson Feitosa
Aiuaba
CE
Parque Jacinto Fernandes

Aiuaba
CE
19º

Parque José Elvídio de Alencar
Antonina do Norte
CE

Parque Fabiano Belizário
Saboeiro
CE
10º

Parque Júlio Simão
Jucás
CE

Parque Raimundo Teles
Santana do Cariri
CE

Parque José Renato
Aratama - Assaré
CE

Parque Vicente Gonçalves Liberalino ( Vaq. De inverno )
Assaré
CE

Parque João Alves Sousa
Jucás
CE

Nos dias atuais o vaqueiro Agleisandro Barros corre na égua de nome Arlete da raça Quarto de Milha e corre por conta própria ou seja sem apoio financeiro de terceiros ou de empresas. Além da profissão de vaqueiro o nosso entrevistado também trabalha como domador de animais preparando os mesmos para vaquejadas e como açougueiro.



Reportagem e texto: Vagner Gois
Revisão final: Bruna Oliveira
 _________________________________________________________
 


Vaqueiros em destaque apresenta mais uma biografia. Desta vez do vaqueiro Zé Muniz de Assaré - CE.
O vaqueiro Zé Muniz está nesta categoria abaixo citada:

CATEGORIA:


AMADOR

PROFISSIONAL
 

Dando continuidade ao nosso quadro Vaqueiros em Destaque concluímos mais uma entrevista com um vaqueiro da nossa região em especial da cidade de Assaré no Ceará. O nosso intuito é mostrar para todos os internautas que acompanham o nosso Blog Site os vaqueiros que se destacam nos esportes tradicionais como vaquejada, pega de boi e corrida de cavalos. Mais uma vez entrevistamos um vaqueiro que participa do esporte de vaquejada. Salientando que dentro do texto das biografias os nossos leitores poderão ver a categoria que os mesmo estão disputando atualmente se é amador, aspirante ou profissional. 
Nesta biografia iremos falar de um jovem vaqueiro assareense que vem se destacando nos eventos de gado do nosso município como também nos eventos da região. Estamos falando do vaqueiro José Carlos Vieira Muniz conhecido popularmente como Zé Muniz, que nasceu no dia 29 de outubro de 1993 na cidade de Assaré e é filho de José Carlos Sampaio Muniz e da senhora Francisca Francineide Correia Cavalcante. 
Zé Muniz é solteiro, e faz das vaquejadas seu esporte e profissão, o mesmo já tem sua semente como dizem os mais experientes, sendo pai da pequena Ana Victória de apenas 03 (três) anos de idade. O nosso vaqueiro estudou até a 6ª série do ensino fundamental, logo na adolescência tomou gosto pela vida no campo e consequentemente pela vida de vaqueiro e assim não pode dar continuidade aos estudos. 
Como falamos a vida de vaqueiro iniciou-se cedo, mais precisamente no ano de 2007 (dois mil e sete) no Bolão de Vaquejada do Sítio São Vicente no Parque São Jorge na divisa entre os municípios de Tarrafas e Assaré onde começou a correr como batedor de esteira e desenvolvia sua nova arte nas vaquejadas com os amigos Bebel do Assaré, Lauro Carneiro e Jerim passando uns dois anos na esteira e depois iniciou os trabalhos como vaqueiro "puxando os bois". 
Para despertar a vocação como vaqueiro Zé Muniz teve a colaboração do seu grande amigo Bebel do Assaré que lhe incentivou bastante para que o mesmo fosse um grande vaqueiro. Também na nossa entrevista perguntamos ao nosso entrevistado quem era o vaqueiro que servia como inspiração no inicio da sua carreira e Zé Muniz nos confessou que o seu grande ídolo das vaquejadas no começo da sua profissão era o vaqueiro Celso Vitório de Arapiraca - AL onde sempre o via correr através de vídeos e pode ver o seu ídolo correr pessoalmente na Vaquejada de Antonina do Norte - CE. 
De sua trajetória como vaqueiro perguntamos se  lembrava de alguma viagem ou situação marcante ao longo de sua carreira e Zé Muniz nos respondeu que foi a vaquejada da cidade de Milagres - CE no ano de 2012 onde pra ele foi uma das melhores vaquejadas, com a companhia de seus grandes amigos Antonio Pinheiro, Bebel do Assaré e outros. Ao longo de sua trajetória nosso vaqueiro pode participar de diversas festas de vaquejadas e nesta participação pode conquistar diversos prêmios. Dentre eles alguns como estes abaixo relacionados: 


Colocação
Parque

Cidade
Estado
Parque Urucuzinho (Ano 2012)

Tarrafas
CE
Parque Vicente Gonçalves Liberalino (Ano 2013 )

Assaré
CE
10º
Parque José Elvídio de Alencar
Edição extra sábado de aleluia
( Ano 2014)

Antonina do Norte
CE
Parque Urucuzinho (Ano 2014)

Tarrafas
CE
Parque Cavalcante Sítio Extrema
( Ano 2014 )

Assaré
CE
Parque Vicente Gonçalves Liberalino (Ano 2014 )
Assaré
CE
Parque das Arueiras  ( Ano 2014)

Aiuaba
CE





Foto no Parque Cavalcante no Sítio Extrema - Org.: Iézio e Iézio Filho - Assaré - CE
Atualmente Zé Muniz corre na égua de nome Arlete da raça Quarto de Milha e corre por conta própria sem patrocínio ou apoio de empresários, além de ter como vaqueiro de vaquejada como profissão o nosso parceiro Zé Muniz também trabalha como domador de animais preparando os mesmos para aprender a trabalhar nas vaquejadas e também aperfeiçoamento. 

Reportagem e texto: Vagner Gois
Revisão Final: Bruna Oliveira

_____________________________________

Vaqueiros em destaque abre sua série de biografias de grandes vaqueiros em 2015 com Gildo Sampaio de Antonina do Norte.
  
O vaqueiro Gildo Sampaio está nesta categoria abaixo citada:


CATEGORIA:


PROFISSIONAL

PROFISSIONAL
 


A série de entrevistas e biografias de grandes nomes da nossa vaquejada inicia o ano de 2015 com uma grande matéria com um dos melhores vaqueiros e organizador de vaquejadas da  região do Cariri Oeste e demais localidades que desenvolvem a festa de gado. Estamos falando do nosso parceiro Hermenegildo Sampaio mais conhecido entre todos como Gildo Sampaio, nascido em 11/ 04/ 1973 natural de Antonina do Norte – CE, filho de Francisco Valmício Mota e Maria Gorete Sampaio ,  pai de 02 (duas) filhas e casado com Corrinha. 
O  Vaqueiro Gildo estudou até a 6ª série do ensino fundamental e iniciou a profissão de vaqueiro no ano de 1987 onde corria particular "pra ele mesmo" e para o seu tio Toinzinho Sampaio que sempre o levava para correr nos bolões e vaquejadas, esse mesmo tio foi quem sempre lhe incentivou e logo no início de sua arte nas vaquejadas construíram uma pista no Sítio Várzea Nova localizado a 12 km da sede do município de Antonina do Norte. 
Na  infância e adolescência quando descobriu sua vocação na  arte vaqueirama teve como inspiração o vaqueiro " Joaquim Marabrão " da cidade de Potengi,  muito famoso naquela época . Das viagens e situações marcantes em que Gildo Sampaio vivenciou em sua trajetória nos falou de uma viagem para a cidade de Altaneira no Ceará onde o mesmo iria participar de uma vaquejada com alguns amigos, durante o percurso sofreram um acidente automobilístico grave, mas durante o depoimento  com muita fé agradece até hoje a Deus por não ter acontecido nada com os membros da equipe e com os animais que os mesmos transportavam.
O nosso vaqueiro já participou de centenas de vaquejadas em muitas cidades do Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e outros estados do Brasil. A nossa produção fez uma relação dos vários prêmios que Gildo Sampaio recebeu ao longo da carreira, além dos inúmeros troféus que ficam  em uma galeria na sua residência,além do que recebeu também prêmios importantes, como carros e motos 0 Km e  quantias em dinheiro que sempre são pagas nas premiações das vaquejadas: 

Algumas colocações em 1º lugar em sua carreira

Colocação
Parque

Cidade
Estado
Parque Santa Terezinha
Alagoa Grande
PB
Parque Fazenda Goiabeira
Souza
PB
Parque Alexandria
Alexandria
RN
Parque Santa Cruz de Capibaribe
Santa Cruz de Capibaribe
PE 
Parque Robércio Feitosa
Aiuaba
CE
Parque Rancho Amaroso
Tauá
CE
Parque Benone Dereck
Mombaça
CE
Parque Clube do Cavalo
Serra Talhada
PE
3 vezes
Campeão
Parque 3 Vaqueiros
Araripina
PE
2 vezes
Campeão
Parque Vicente Gonçalves Liberalino
Assaré
CE
2 vezes
Campeão
Vaquejada de Nova Olinda
Nova Olinda
CE
Parque Clube do Vaqueiro
Fortaleza
CE
Parque de Exposição do Crato
Crato
CE
Parque José Elvídio de Alencar
Antonina do Norte
CE
Parque Ilha dos Veados
Aracati
CE
Parque Djacir Peixoto
Exú
PE
2 vezes
campeão
Parque Luiz Gonzaga
Exú
PE
Parque Milton Brilhante
Potengi
CE
Parque Porcino Centro
Mossoró
RN
Vaquejada Brejo Santo
Brejo Santo
CE
Tropa de Elite dos Campeões no Parque José Elvídio de Alencar - 2013
Antonina do Norte
CE
   
Perguntamos ao Vaqueiro Gildo Sampaio qual destes prêmios que já conquistou durante toda sua carreira  foi o mais marcante, o mesmo respondeu com grande emoção que foi a conquista da sua 1ª moto em 1999 no Parque Clube do Vaqueiro na nossa capital do estado Fortaleza. Na nossa conversa com o entrevistado contabilizamos juntamente com ele em seus arquivos de campeão que o mesmo já ganhou 20 (vinte) motos e entre ganhar e dividir com outros vaqueiros conseguiu mais de 05 (cinco) carros.
Nos dias de hoje Gildo corre no cavalo de nome "Aladim " da raça Quarto de Milha de propriedade de Zé Neto e corre com o apoio do senhor Chico Alencar e Zé Neto ambos da sua terra natal Antonina do Norte - Ce.
Nas considerações finais da entrevista o nosso entrevistado fez uma pequena retrospectiva de sua carreira mencionando que um dos melhores cavalos que o mesmo já correu nas vaquejadas foi o cavalo de nome " Guerreiro " do Parque José Elvídio de Alencar e o melhor parceiro como esteira pra ele foi Genilson Goró da cidade de Jucás - CE e o melhor Parque na opinião dele é o Parque José Elvídio de Alencar. Na sua mensagem de conclusão para os colegas vaqueiros e para os que o admiram como profissional das vaquejadas Gildo Sampaio diz que em breve pensa em parar de correr e para os que estão iniciando na vida como vaqueiros e donos de equipes, ele diz com clareza e objetividade que " comprem e incentivem nos bons cavalos, investindo em raça e genética". 




_____________________________________________________


Vaqueiro Bebel do Assaré divide prêmio de 02(duas) motos na Vaquejada do Parque Avaré em Iguatú e tem também a sua biografia divulgado em nosso site.

O vaqueiro Bebel do Assaré está nesta categoria abaixo citada:


CATEGORIA:


PROFISSIONAL

PROFISSIONAL
 


O nosso blog site está iniciando uma nova série de entrevistas, com biografias de vida e do profissionalismo de muitos vaqueiros da nossa região que vem se destacando nas vaquejadas em que os mesmos participam por todo o Brasil. 

Para abrir essa nova série de reportagens do nosso site que tem o título " Vaqueiros em Destaque" iniciamos contando um pouco da trajetória do vaqueiro Herberson Alencar, mais conhecido agora no mundo da vaquejada como Bebel do Assaré. O mesmo vem se destacando bem nas competições deste ano, a última conquista foi neste final de semana nos dias 21, 22 e 23 de novembro aconteceu a grande vaquejada do Parque Avaré no município de Iguatú - Ceará. 

Um dos maiores eventos pra vaqueirama do nosso estado, é organizado pelos amigos Campil e Alex e com o total apoio do Grupo Zenir Móveis. Segundo o nosso entrevistado Bebel do Assaré, lá a forma de realização da vaquejada é bem diferenciada acontecendo de forma aberta, ou seja, unificada, pois na maioria dos eventos que os vaqueiros participam são divididas por categorias como: "amador, aspirante e profissional", lá é de forma única não é dividida por estas categorias citadas anteriormente aumentando assim a sua competitividade e a sua dificuldade. 

Na edição deste ano de 2014 foi inscritos por volta de 750 (setecentos e cinquenta) vaqueiros sendo que se classificaram apenas 16 (dezesseis) vaqueiros e logo em seguida a disputa teria que se resumir aos 05 (cinco) finalistas, onde desta disputa só tinha 02(dois) vaqueiros no prêmio da Moto Fan extra e Bebel do Assaré consegui dividir esse prêmio e além desse prêmio extra Bebel também conseguiu dividir o prêmio da Moto Bross que soma o valor de R$: 5.000,00 (cinco mil reais).



BIOGRAFIA DO VAQUEIRO BEBEL DO ASSARÉ. 


A primeira biografia da série de reportagens "Vaqueiro em Destaque" inicia com o vaqueiro Antonio Herberson de Alencar Pereira que é natural de Assaré - Ceará e nasceu em 19 de outubro de 1989 filho de Francisco Lindeberg de Oliveira e Maria Socorro Fernandes de Alencar o mesmo é casado com Edna e pai de Lara Helen. 

Bebel sempre estudou em Assaré e tem o ensino médio completo onde mostra o seu esforço e conseguiu conciliar a sua paixão das vaquejadas e seus estudos das séries do ensino fundamental e médio. Herberson começou a correr vaquejadas no ano de 2005 correndo em seu cavalo Pampo, sem apoio ele participava das vaquejadas por conta própria, perguntamos ao mesmo que o influenciou a ser vaqueiro e nos respondeu da forma mais natural e objetiva dizendo que desde pequeno gostou e foi crescendo sua paixão e sempre observando os eventos e começou a participar e sempre se aperfeiçoando. 

Bebel nos confessou que além da sua vocação desde menino em ser vaqueiro teve como inspiração o vaqueiro Antonio Neto do Cowboy da cidade de João Pessoa - PB onde sempre assistia aos seus vídeos e no ano de 2007  na cidade de Antonina do Norte no Parque José Elvídio de Alencar ele conseguiu assistir pessoalmente a 1ª corrida do seu ídolo daquela época e naquela mesma edição conseguiu correr na categoria amador e conseguiu o 5º lugar. 

Das vaquejadas e viagens que mais marcaram a sua trajetória como vaqueiro Bebel nos falou que nunca iria esquecer a de Iumas no Piauí neste ano de 2014 que foi juntamente com seu amigo Lauro Carneiro e conseguiu o 6º e 7º lugar neste evento. Hoje Herberson Alencar corre na égua Chady Pepita Apolo que pertence ao Haras Carnaúbas do município de Potengi - Ce e tem como proprietário Neto. Bebel neste ano já conseguiu ser campeão em várias vaquejadas e também obteve ótimas colocações onde iremos mostrar as suas melhores performances desse ano como vaqueiro profissional: 

EVENTOS DE VAQUEJADAS
COLOCAÇÃO EM 2014

Vaquejada de Juazeiro do Norte - CE

Conseguiu Rachar o prêmio de 1º lugar
Ipubí – PE
1º lugar 
Iumas – PI
6º e 7º lugar
Farias Brito - CE
5º e 13º lugar
Assaré - CE
1º, 4º e 9º lugar
Missão Velha – CE
6º lugar
São Pedro - CE
Dividiu o prêmio de uma moto 1º lugar
Saboeiro \ Flamengo - CE
1º lugar
Várzea Nova \ Iguatú – CE
1º lugar
Jucás \ Sítio Limoeiro – CE
1º lugar
Iguatú \ Parque Avaré
Dividiu o prêmio de uma Moto Fan na vaga extra
Dividiu o prêmio da moto Bross 1º lugar

Nas considerações finais da nossa entrevista Bebel do Assaré agradeceu a todos que sempre o apoiaram até chegar nesta ótima fase e diz que irá continuar participando dos eventos com o apoio do Haras Carnaúbas de propriedade do seu amigo Neto da cidade de Potengi - Ce e que já está com ótimos projetos e perspectivas para participar das vaquejadas de: Pedra Branca, Jaguaribe, Pio IX e Antonina do Norte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário